Casamento e Dinheiro

Em 8 minutos de leitura, encontre aqui algumas soluções para lidar com dinheiro. Válido para casados ou os que pensam em casar-se.

“O dinheiro é o inimigo de muitos relacionamentos.”

E.M.

“O casal que vence nas finanças está mais próximo do sucesso.”

E.M.
  1. O dinheiro é motivo de muitas brigas e divórcios
  2. Transparência
  3. O Gestor Financeiro
  4. Contas que Todo o Casal Deve Ter
  5. Conta Comum
  6. Conta Poupança
  7. Duas Contas Individuais
  8. Notas Conclusivas

Aposto que conheces um casal onde

  • A mulher não conhece o rendimento do marido
  • A mulher usa o seu dinheiro para construir uma casa às escondidas
  • O homem é intimidado quando a mulher rende mais dinheiro
  • A amante é quem decide quanto é que a esposa deve receber do marido
  • Um dos cônjuges é irresponsável com o dinheiro
  • etc

Em frente a estes e mais problemas, aqui vou partilhar uma estratégia que aprendi pouco antes do casamento e tem nos beneficiado bastante.

Antes de tudo queria eliminar a errónea concepção de algumas mulheres, “teu dinheiro é nosso dinheiro. O meu dinheiro é meu dinheiro.” Esta concepção está rapidamente se tornando comum e normalizada, pelo menos nas mídias e nos discursos de várias mulheres. De recordar que o casamento é a união de duas pessoas. União significa tornar um só. Esta união inclui também o rendimento. O objetivo desta visão é simplesmente para extorsão pois é contrária aos princípios da união. Um Casal deve caminhar no mesmo ritmo e ressonância. Um não pode ser jugo para o outro. Ambos devem caminhar na mesma vibração financeira, espiritual, social e emocional.

O dinheiro é motivo de muitas brigas e divórcios

O que devia ser motivo de felicidade e de gratidão tem se tornado uma maldição para muitos relacionamentos. A questão monetária está tão ligada com a felicidade ou não dum casamento pois o dinheiro influencia o relacionamento desde a selecção do cônjuge, a qualidade do casamento e muito mais no divórcio. Acho que há motivos suficientes para que todo aquele que planeia se casar, eduque-se. Muitos casamentos têm sofrido por conta do dinheiro, seja pela falta ou pela má administração.

Transparência

Melhor é que o casal partilhe o salário. Deve designar-se o mais qualificado dos dois para a administração das finanças da família sob supervisão do outro cônjuge. Não é necessário que seja o homem a dirigir, mas o mais qualificado de ambos. Importante ainda é que ninguém fique ignorante de como o outro cônjuge está a administrar. Reúnam-se, de vez em quando para ter um relatório das finanças da família. Isto evita que um esteja completamente ignorante de onde os valores são aplicados, ou de dívidas em que estejam metidos, etc.

O Gestor Financeiro

A função deste não é usar o dinheiro da forma que lhe convier. O seus deveres principais incluem:

  • Pagar as contas de água e luz
  • Fazer os pagamentos das contas de Internet e TV
  • Pagamento de combustível
  • Pagamento da mesada de cada cônjuge e outras despesas acordadas no orçamento
  • Conservar facturas e recibos importantes

Como visto, esta posição não é de chefia, mas de serviço ao casal. O casal deve escolher o mais financeiramente competente para cumprir com as responsabilidades desta posição de modo que não tenha contas atrasadas, dívidas e multas.

O valor recebido pode não ser fixo. É comum que alguns tenham bónus e cortes na renda. É responsabilidade do gestor, ajustar as contas de forma a melhor posicionar a família financeiramente.

Se nenhum for qualificado, devem os dois instruir-se quanto a educação financeira. Recomendo os seguintes livros:

  • A Transformação Total do Dinheiro (Total Money Makeover)
  • The One Page Financial Plan by Carl Richards (Não disponível em Português)
  • Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

Contas que Todo o Casal Deve Ter

  1. Conta comum
  2. Conta poupança (conjunta)
  3. Duas contas independentes

Atenção: dependendo da renda e dos projectos do casal, o nr de contas pode ser maior que quatro. O número mínimo de contas deve ser quatro. Entenda o porquê abaixo.

Conta Comum

Esta conta é a conta mãe. O rendimento total da família é depositado aqui. Não interessa quanto cada um faça, todo o rendimento deve ser depositado aqui. Tanto a esposa como o esposo têm acesso a esta conta. Do valor desta conta, serão tirados os valores para pagar as contas da casa e o remanescente deve ser dividido entre as outras contas. É indispensável que o casal faça um orçamento mensal. Só assim poderá ter valores suficientes para abastecer as contas.

Conta Poupança

O casal deve concordar num valor mensal a depositar nesta conta. Esta conta serve para cobrir as despesas de emergência, viagens e todos projectos do casal. Esta conta deve ter duas assinaturas. Para movimentar a conta, é necessário que os dois assinantes estejam presentes. Este dinheiro só pode ser movimentado se ambos estiverem de acordo.

Duas Contas Individuais

Cada um deve ter a sua própria conta. Ambos devem concordar quanto valor cada conta deve receber para despesas pessoais. O homem não tem o dever de informar ou justificar o uso dos valores da sua conta, nem o tem a mulher. Assim quando alguem comprar um presente, terá comprado do seu próprio dinheiro e não do dinheiro do outro. Ademais, o outro não poderá implicar se ela gastar muito dinheiro com unhas, cabelos ou roupas. Ela também não terá de implicar se ele gastar a sua parte comprando brinquedos.

O dinheiro a ser alocado para cada um, deve ser acordado tomando em consideração os custos de cada um. Por exemplo: o homem gasta menos de 200 meticais por corte de cabelo, enquanto a mulher gasta mais. Sem contar com as unhas, e outros custos de manutenção.

Notas Conclusivas

Recado para as mulheres

Alguns homens escondem o salário porque quando as mulheres têm noção de quanto o marido faz ou quanto há na conta, começam a inventar necessidades que não necessitam. Há gastos excessivos em compras, muitos gastos em extravagância e não em coisas a longo prazo.

A sua forma de lidar com dinheiro vai ditar muito se ele sente conforto em partilhar a renda contigo.

Recado para os homens

Se não podes confiar a ela para administrar os vossos fundos, provavelmente não foi uma boa escolha casar-se. Essa é a mãe dos teus filhos, dona da tua casa e tua adjuntora.

Nada reduz a tua masculinidade se ela fizer mais do que tu fazes. Ao invés de teres ressentimento dela, apoie a ela para crescer mais.

Partilhem nos comentários as vossas experiências e como vocês têm lidado com o dinheiro.

Category :

Related Posts

  • Casamento e Dinheiro

    Em 8 minutos de leitura, encontre aqui algumas soluções para lidar com dinheiro. Válido para casados ou os que pensam em casar-se. “O dinheiro é o inimigo de muitos relacionamentos.” E.M. “O casal que vence nas finanças está mais próximo do sucesso.” E.M. Aposto que conheces um casal onde Em frente a estes e mais…

    Read More

  • 4 Tipos de Poupança Que Deves Ter

    Queres ter uma vida financeiramente estável e equilibrada? As dicas nesta página hão de mostrar quatro tipos de poupanças que irão revolucionar a tua vida. Oferecendo segurança financeira para tua família, até em caso de desastres imprevisíveis. Um conselho para todo o jovem, “faça poupança.” Não interessa quanto dinheiro fazes ou o quão pouco seja.…

    Read More

Kavana

Quisque consectetur convallis ex, quis tincidunt ligula placerat et.

Subscribe and follow

Popular Post

Subscribe To My Newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit dolore magna

Popular Post